A lua é o único satélite natural da Terra
É o único corpo celeste visitado por seres humanos
A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo).
Essa falta de uma atmosfera somada ao clima e recentes processos geológicos fazem com que asteróides consigam se chocar na Lua com muita facilidade, o que deixa a superfície lunar cheia de crateras
A Lua localiza-se a 384.399 Km da Terra.
A Lua possui raio de 1.738 Km aproximadamente, cerca de 27% do raio terrestre.
Superfície de 0,074 vezes a superfície terrestre.
Volume de 0,020 vezes o volume da Terra e massa de 0,0123 vezes a massa terrestre.
A Lua possui sempre a mesma face voltada para a Terra, isso não é uma coincidência e sim um efeito dissipativo que ocorreu durante muito tempo na Lua.
O lado da lua que não vemos e que chamam de "lado escuro", é iluminado na época da lua nova.
Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
O projeto do presidente americano John F. Kennedy é realizado em Apollo no dia 20 de Julho de 1969, quando na espinha do projeto Neil Armstrong tornou-se o primeiro Homem a caminhar na Lua. Existem quem duvide deste evento, ahhh!!.
Entre as contribuições trazidas pelo Apollo a recoleção de 382 kg de rochas e amostras do solo, dos quais seguem sendo o objeto de estudo para a compreensão sobre a formação de corpos celestes.
Nascer da Terra visto da Lua.
Demais!
ResponderExcluir;)