terça-feira, 27 de dezembro de 2011

[MÚSICA] DI MELO, O SWING SOUL GROVE NORDESTINO



Roberto de Melo Santos é o Di Melo, ainda não sabe que é? É um músico nordestino, pernambucano, recifense, que tem no DNA todo swing nordestino-brasileiro e a empolgação de um cantor natal de Soul. Acoplado a esse Soul e o Swingado marcante, entrosa muito bem samba-rock, jazz, baladas românticas, pop, funk, samba e bossa. Começa a expor seu talento quando no final dos anos 60 desce pra São Paulo e começa a presentear as noites paulistanas. 

Talvez o maior motivo de Di Melo não ser conhecido e não fazer parte do intitulado alto calão da música nacional é ter gravado apenas um disco, que a gravadora então parceira EMI-Odeon lançou em 1975. Mas o que poucos devem saber também, que esse foi, "o disco". É puro GROOVE. Com uma banda que reunia vários intelectuais da música, e entre eles estavam Hermeto Paschoal nas flautas e teclados e Heraldo Do Monte nas violas e violões, o disco é composto por doze faixas que passeia nas diversas vertentes da MPB. Outro fato curioso e cômico que pode também ter influenciado no desconhecimento desse cantor, é que ele já foi morto por algum tempo. heheh. Isso mesmo, por não ter apresentado ao cenário comercial da musica do país para dar sequência ao seu trabalho, começa a circular boatos que Di Melo havia morrido, em um acidente de moto. 

Mas recentemente esse nordestino arretado sai de seu vilarejo,e para o bem de nossa música diz pra todos: - Eu sou imorrível! 

"Vou além. Meu som não deixa nada a desejar para o que houve, há, e, haverá no mercado musical. Digo, repito, atesto, e, assino embaixo, sem medo de errar e sem falsa modéstia. É muito swing, balanço, molho, charme e malemolência, pois nem Santo Antonio com gancho consegue segurar, nem o boato ou disse-me-disse de que eu havia morrido de desastre de moto. Se esqueceram de uma coisa: que eu sou imorrível!" Di Melo

Segue o link para o downlod desse álbum (DiMelo - 1975) e mais dois vídeos, no primeiro mostra seu retorno com várias personalidades falando sobre seu som, e a outra com uma apresentação com uma nova banda da épica canção, Kilariô.


DI MELO - 1975 - CONDUZIR!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário