quarta-feira, 26 de setembro de 2012

[MÚSICA] OS RAMOS DO QUINTO ANDAR


Quinto Andar foi um grupo nacional de rap underground que com pouco estoque atingiu o patamar do rap nacional. Com algumas poucas músicas lançadas na internet e seu único original álbum, O Piratão, o coletivo mostrou o dom, deixando um verdadeiro manual de como fazer o som. As melodias percorrem livre em todos os ares, a rima crítica surgindo em vários linguajares, sampleando e relatando a política, a consciência, a malandragem e os sentimentos, fundindo com os beats pra fazer o complemento. O time pesado contava com Gato Congelado, Shawlin, Kamau, Marechal, De Leve, DJ Castro, Bruno Marcus, Pai Lua A.K.A Tapechu, Matéria Prima, King, Xará, Lumbriga Tremosa e Dj Primo. No ano de 2002 o Quinto Andar chegou na disputa do Prêmio Hutúz, mas acabou sendo derrotado pro mestre Sabotage.  Em 2005 gravam o Piratão e logo depois cessam as atividades do grupo.

"Acho que a princípio o que a gente quer é fazer som, tentamos sim fazer do Quinto Andar um símbolo de qualidade e inovação no Rap, para que assim, os componentes do coletivo poderem se beneficiar com a credibilidade que construímos para nome. Quanto à união tem que haver nem que seja a força rsrsrs" SHAWLIN - (matéria DF)

Com o fim do Quinto Andar, a coletividade voltou a se expressar e o projeto Subsolo não deixou o prédio parar. Gato Congelado, Kamau, Lumbriga, DJ Mako, Matéria-Prima, Pai Lua A.K.A Tapechu, Shawlin e Xará incrivelmente tiraram de cena os alegres timbres do ex-grupo, e incorporaram batidas pesadas com samples obscuros para lançar o álbum Ordem de Despejo, sustentado por letras bem espertasmais uma obra do rap nacional. Mesmo com a continuidade das produções de alto nível, o projeto já estava com prazo de validade, isso porque os integrantes haviam organizado uma temporada em um sítio com um único intuito: concretizar "a idéia de um disco que fosse preencher a fome de unidade do coletivo, e que fizesse todas as diversidades convergirem em um só bloco".

"A fuga da cidade para o sítio resultou não só num trabalho honesto e completo, mas também num tratado sobre a babilônia moderna pelas lentes de jovens cheios de coisas para dizer. A descida do quinto andar para o subsolo mostrou-se bastante oportuna para os caras." (BLOOG BOOM BAP matéria)

O talento expresso no Quinto Andar e no Subsolo firmou as estruturas desse imóvel e preparou os outros andares para os músicos se instalarem, seguindo em conduções que até hoje somam muito para o bom rap tupiniquim.


#QUINTO ANDAR 

CD: Piratão / 2005

#SUBSOLO
CD: ORDEM DE DESPEJO / 2008 


#SHAWLIN CD: Introdução para Orquestra Simbólica / 2012 - CONDUZIR!
#DE LEVECD: Estilo Foda-se / 2003 - CONDUZIR!
#MATÉRIA PRIMA = CD: Material de Estudo / 2012 - CONDUZIR!
#KAMAUCD: Non Ducor Duco / 2008 - CONDUZIR!
#MARECHAL = CD: Espírito Independente - CONDUZIR!
#XARÁ = CD: Além da Razão / 2011 - CONDUZIR! 
#PAI LUA A.K.A TAPECHU:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

[MÚSICA] YOUNG TREE, O TESOURO DA ÁRVORE JOVEM


álbum Young Tree da banda americana Groundation é uma autêntica representação de como se faz reggae roots em tempos atuais. Produzido em 1999, o álbum possui dez músicas que não deixam regueiro nenhum parado. Confusing Situation, Congress Man e Young Tree são as tijoladas master, mas as outras não ficam pra trás e também expressam  a originalidade do reggae jamaicano solto aos ventos da experimentalidade contemporânea. A voz marcante de Harrison Stafford e os sintonizados metais ditam o ritmo desse álbum, que pra mim esta entre as maiores obras primas do reggae. Um verdadeiro tesouro!

1.Long, Long Ago
2.Glory to the Kings
3.Confusing Situation
4.Congress Man
5.Craven Fe' Dead  
6.Dream  
7.Young Tree
8.Vibes Alive  
9.Groundation Chant
10.Grounding Dub  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...