quinta-feira, 2 de junho de 2011

[CONSCIÊNCIA] O ÚLTIMO DISCURSO - CHARLES CHAPLIN


O Último Discurso - do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin
É muita sabedoria presente nesse discurso, e não é muito chamar Chaplin de profeta, sendo esse filme produzido em 1940, e que satiriza a Guerra Mundial, encaixa perfeitamente aos contextos atuais.
Primeiro filme falado de Chaplin, e já lança esse torpedo de consciência. 
Abaixo o capitalismo selvagem e um Salve para os direitos humanos. 
Manda vê Chaplinnn:

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

"Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice"

"O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Doido hein romualdo...ainda mais por que é que fala...Chaplin foi e é um nome muuuito influente....até na guerra dos EUA contra Cuba...dizem por ae...ele estar envolvido por inteiro....só nao me lembro de q lado...hehehe...

    Enfim...ESPERANÇA...é o sentimentos que desde esses tempos não devíamos perder..
    esperança de que um dia o homem pare..e veja seu próximo como um semelhante....e qm sab ainda...se ver como apenas um ser vivo...q faz parte deste sistema natural...em q há equilíbrio e harmonia...com todos os outros deste mundo louuco...
    qdo esse dia chegar....qdo o homem souber oq realmente é bom pra si mesmo....é q vai rolaaar...
    anarquismoo....tamo longe mas tamo aee....ESPERANÇA....é a últmia q morre...não?

    ps: novamente pediu p fazer um blog..por isso to conmo anônimo...
    Mariana R.

    ResponderExcluir